Finalidade
  • Produzir o material necessário para treinar os usuários do produto.
Passos
Artefatos Informados: Artefatos Resultantes:
Papel: Desenvolvedor do Curso

Detalhamentos do Fluxo de Trabalho:

Desenvolver um resumo do material de treinamento Início da página

Determine o público do treinamento. Que tipo de papéis um participante de curso comum desempenharia em sua organização? Quais os pré-requisitos necessários ao participante do curso?

Defina os objetivos do treinamento. Quais características específicas do produto os estudantes devem aprender? Em vários casos, não será possível abordar todos os detalhes do uso de um produto em uma única sessão de treinamento. Qual nível de conhecimento os estudantes devem adquirir? Alguns tópicos podem ser abordados de forma satisfatória em um nível introdutório, enquanto outros são críticos. Você precisa ter certeza de que os estudantes se sentirão à vontade para aplicar os tópicos críticos diretamente após o curso.

Discuta qual tipo de treinamento seria adequado. As opções são as seguintes:

  • Tutoriais on-line.
  • Treinamento em sala de aula.
  • Treinamento estilo workshop.

Decida a duração do treinamento e qual deve ser o número máximo de participantes. Talvez também seja necessário desenvolver uma família de cursos, e não apenas um curso, a fim de poder atender às necessidades do público.

Determine como o material deverá ser produzido. Esta tarefa é geralmente terceirizada.

Escrever o material de treinamento Início da página

Os principais componentes do material de treinamento a serem enfocados são aqueles que os estudantes utilizarão em sala de aula. Se você estiver desenvolvendo um treinamento em sala de aula ou estilo workshop, isso incluirá slides e quaisquer materiais de exercício necessários.

Se os materiais de treinamento forem destinados a outras pessoas que não o criador da aula, você também precisará produzir diretrizes de instrutor, bem como instruções sobre como produzir os materiais.

Dependendo do tópico da aula, talvez seja útil incluir uma lista de referências a livros, artigos e sites da Web que forneçam informações detalhadas para a aula. Em alguns casos, você pode até optar por incluir cópias de materiais de referência nos materiais do estudante.

Para assegurar a boa qualidade dos materiais de treinamento, o criador da aula pode convocar uma "junta consultiva" para revisar os materiais e discutir determinadas questões. Esse grupo poderia incluir representantes dos usuários finais, de marketing e dos desenvolvedores de produto.

Copyright  (c) 1987 - 2001 Rational Software Corporation


Exibir o Rational Unified Process usando quadros

Rational Unified Process